top of page

Coreografias realizadas

Coreografia 1 (2011)

A primeira coreografia do recém-criado Grupo de Dança Les Unique. Foi intitulada ASI SE BAILA EL TANGO e tratou-se de um tango eletrônico, misturado com elementos de danças urbanas e dança contemporânea e com trocas instantâneas de figurino de dois integrantes no palco.

Apresentada pela primeira vez em 29/outubro/2011, no evento intitulado 4º ENCONTRO DE RITMOS. Foi, posteriormente, apresentada ainda mais uma vez.

Coreógrafos: Alexsandra Paz e Orlando Marinho Júnior

Dançarinos: Alexsandra Paz, Eduardo Oliveira, Isaías Costa, Natally Santos, Orlando Marinho Júnior e Swellen Lopes 

Coreografia 2 (2013)

Um dos melhores trabalhos do Les Unique e, também, aquele que mais marcou sua história e foi o seu divisor de águas.

Este trabalho definitivamente imprimiu a marca, a qualidade e a forma inovadora de trabalho do Grupo deste ano em diante. Foi, literalmente, o ano do espetacular salto de qualidade.

A coreografia intitulada DUETO trata-se, novamente de um tango eletrônico, desta vez misturado com elementos de teatro e balé moderno.

Apresentada pela primeira vez em 13/setembro/2013 no evento intitulado 6º ENCONTRO DE RITMOS - MÁSCARAS.

Coreógrafos: Ana Rycelle Sousa e Orlando Marinho Júnior

Dançarinos: Ana Rycelle Sousa e Orlando Marinho Júnior

Coreografias 3 e 4 (2014)

Neste ano, numa experiência ousada, o Les Unique desenvolveu duas coreografias. 

A primeira, intitulada CREPÚSCULO, trata-se de um bolero clássico mas com vários elementos cênicos adicionais. Foram incluídos elementos de balé clássico, véus orientais, maestria e violoncelos tocando ao vivo no palco.

A segunda, intitulada TRON, trata-se de uma mistura de bolero dançado em alta velocidade e danças urbanas. A nova forma de dançar recebeu o nome de Groove Bolero. Porém, a maior inovação desta criação foi o uso de ultra-inovadores figurinos eletrônicos em cena, pela primeira vez em Roraima. O figurino com baterias e fitas LED fez o grupo, literalmente, brilhar no palco.

Ambas as coreografia fizeram sua estreia no dia 02/setembro/2014 no evento intitulado 7º ENCONTRO DE RITMOS - CINEMA.

Coreógrafos: Ana Rycelle Sousa, Irish Stevenson e Orlando Marinho Júnior

Dançarinos: Amanda Barbosa, Amanda Medeiros, Anenúbia Celyne, Irish Stevenson e Orlando Marinho Júnior

Participação especial: Elson Arcos

AldeiaCruviana (4).jpg

Coreografias 5 e 6 (2015)

O Les Unique novamente inova e surpreende com mais duas criações. A principal criação, deste ano, buscou unir uma dança de salão clássica com um esporte urbano americano. Da ousadia surgiu um tango pop misturado ao heeling (no Brasil, o conhecido tênis de rodinha).

A coreografia, intitulada TANGO OVER, fez sua estréia no dia 09/outubro/2015 no evento 8º ENCONTRO DE RITMOS - CIRCO e foi apresentada posteriormente em mais dois outros eventos,

A segunda criação deste ano, intitulada IMPACTO URBANO, uma fusão de street dance com zouk, foi apresentada no evento ALDEIA CRUVIANA, dois dias depois.

Coreógrafos: Ana Rycelle Sousa, Irish Stevenson e Orlando Marinho Júnior

Dançarinos: Ângelo Matheus, Carol Schirman, Marina Costa, Max Oliveira, Melissa Farias, Milibeth DaCosta e Orlando Marinho Júnior

Participações especiais: Valdilennon Lima e Dara Ramis

Coreografia 7 (2016)

Naquele ano, foi projetada uma iniciativa complexa: fazer uma coreografia para celebrar o 5º ano do grupo, reunindo no mesmo palco, dançarinos da turma daquele ano com ex-integrantes de turmas anteriores. Vários aceitaram o convite.

O trabalho final, intitulado ME VOY ENAMORANDO, misturava salsa, danças urbanas e dança do ventre. Tudo isso dançado em um reggaton. A criação estreou no dia  06/setembro/2016 no evento 9º ENCONTRO DE RITMOS - AMOR E MOVIMENTO e foi apresentada uma única vez. 

Coreógrafos: Lessiana Alencar, Marcos Araújo e Orlando Marinho Júnior

Dançarinos: Alexsandra Paz, Aylla Edu, Damaris Aredes, Eduardo Oliveira, Erika Vieira, Karol Almeida, Letícia Rodrigues, Max Oliveira, Melissa Farias, Milibeth da Costa, Nataly Santos, Orlando Marinho Júnior e Yara Dutra

Coreografia 8 (2017)

Neste ano, outras inovações pela primeira vez em Roraima: sapateado e percussão humana combinadas com as linguagens artísticas de percussão e danças urbanas. Desta ousadia criativa resultou a coreografia SHE DOESN´T MINE, apresentada na primeira edição do FESTIVAL DE DANÇAS RITMANDO, no dia 05/novembro/2017. Esta coreografia foi apresentada, também, uma única vez.

Coreógrafos: Irish Stevenson, Marcos Araújo, Orlando Marinho Júnior e Valdillenon Lima

Dançarinos: Alcyone Matos, Cassiano Marques, Elaine Costa, Irish Stevenson, Janderson Pereira, Karine Bonfim, Lainy Laura, Layane Paiva, Milena Mendes, Milibeth da Costa, Orlando Marinho Júnior, Rayane Pimenta, Valdillenon Lima e William Pontes

Participações especiais: B-Boys Alex, André e Marley

Coreografia 9 (2019)

A nova produção se propôs a misturar danças urbanas com artes marciais levando ao palco, dentre outras novidades, leques tessen, figurino caprichado de uma armadura samurai e efeitos cênicos.

Esta ousadia se concretizou na coreografia TESSEN, apresentada nos dias 19 e 20/outubro/2019, no evento 10º ENCONTRO DE RITMOS – MOVA-SE OU MOVEREI VOCÊ. A coreografia foi apresentada ainda, mais uma vez, na segunda edição do FESTIVAL DE DANÇA RITMANDO.

Coreógrafo: Orlando Marinho Júnior

Dançarinos: Annie Melo, Bhreenndo Mendes, Mary Figueiredo, Nathália Gomes, Orlando Marinho Júnior, Thissi Santana, Vitória Lobos e Wagner Gomes

Coreografia 10 (2021- 2022)

Nesta nova produção, o Les Unique apresentou um Bolero mas com suas tradicionais releituras e inovações, mesmo que sutis, que incluíam elementos de Dança Contemporânea e Danças Árabes. A coreografia ON FIRE teve sua estreia, em 06/novembro/2021, no evento intitulado 1º ENCONTRO DE RITMOS ITINERANTE e ocorreu no município de Mucajaí(RR). A nova coreografia esteve em palcos um total de 5 vezes, entre 2021 e 2022, em eventos diferentes, sendo uma recordista de apresentações na trajetória do Grupo. Este vídeo é da segunda apresentação, ocorrida no Teatro Municipal de Boa Vista no 10º ENCONTRO DE RITMOS.

Coreógrafo: Orlando Marinho Júnior, Milena Mendes e Sabrina Amorim

Dançarinos: Annie Melo, Carlos Silva, Milena Mendes e Orlando Marinho Júnior

Coreografia 11 (2022)

Esta nova produção, o Les Unique apresentou no 19º FIH2 - Festival Internacional de Hip Hop 2022. O evento é o terceiro maior de dança do mundo e a presença do Les Unique, neste palco internacional, foi uma realização histórica para Roraima, já que foi a primeira vez que um grupo de dança roraimense foi selecionado para se apresentar neste lendário e concorrido evento.

A coreografia, intitulada ESTELAR, misturou elementos estéticos de três vertentes de danças urbanas, além de recursos de ilusionismo e mágica, com destaque para a troca instantânea de roupas (quick change) e luvas LED em pleno palco. A tecnologia dos figurinos foi desenvolvida pelo Atelier Avant Première, do Rio de Janeiro(RJ), sob encomenda.

Mais um pionerismo, ousadia e inovação criativa com a, já conhecida, marca Les Unique. Este vídeo foi gravado em 10/julho/2022, no palco do Teatro Positivo, em Curitiba(PR), no anteriormente, citado evento, na categoria Mostra.

Coreógrafo: Orlando Marinho Júnior

Dançarinos: Alcyone Costa, Charles BDS, Marina Costa, Marcos Araújo, Mike Lovin e Poene Lobos

bottom of page